O chiclete demora sete anos para ser digerido?

Com certeza você passou boa parte da sua infância com diversas lendas e histórias sobre chicletes, como "não engula senão o chiclete vai grudar no seu estômago". Quem que nunca ouviu isso na vida?

Todos crescemos com medo de engolir um chiclete sem querer e passar sete longos anos com nossos estômagos colados. 

Mas aí vem a pergunta: Será que isso é verdade? Será que tem pelo menos algum fundamento essa história toda ou ela não passa de uma bela crença popular sem fundamentos científicos? 

Antes de tudo, você precisa saber que chicletes são feitos à base de goma, açúcares, corantes e flavorizantes. Essa mistura é realmente indigesta, o que significa que ela levará mais tempo para ser digerida. 

Gomas de mascar, como muitos dos alimentos artificiais que acabamos consumindo, não são totalmente digeridos pelo nosso estômago e acabam sendo empurrados pelo intestino, que faz o papel sujo de processar o quer que você tenha ingerido. 

PURO MITO, o chiclete que você engoliu por acidente vai ser eliminado por meio de suas fezes em questão de dois dias, no máximo. 

Se você se lembra das aulas de Biologia, provavelmente já sabe que a digestão de qualquer alimento começa na sua boca, antes mesmo de você o engolir. Repare que, depois de algum tempo com um chiclete em sua boca ele perde um pouco do gosto, do açúcar e da cor, devido às propriedades digestivas de nossa saliva. A consistência, porém, continua a mesma e isso comprova que ele, de fato, não é completamente digestível. 

O que pode ser um problema, no caso de engolir muitos chicletes ao mesmo tempo, é uma obstrução de algum canal do seu estômago ou intestino, mas isso é considerado raro. O que importa é que você não entre em pânico se engolir, acidentalmente, uma goma de mascar. Ela não vai ficar anos em seu estômago, com certeza.

Comentários